Política

Sandro Bahiense quer criar Dia Municipal da Etnia Cigana

Conforme dados do ICB, a população na Bahia é de cerca de 40 mil pessoas

Divulgação
Divulgação

O vereador de Salvador, Sandro Bahiense (Patriota), apresentou um Projeto de Lei que institui o Dia Municipal da Etnia Cigana. A data escolhida é 24 de maio, que também é comemorada os dias nacional e estadual. A proposta nasceu após um encontro do edil com os representantes ciganos Rogério Ribeiro, que é presidente nacional do Instituto Cigano do Brasil (ICB); Ely Macedo, coordenadora do ICB em Salvador; e Major Plácido, coordenador de Articulação do ICB/BA . 

Conforme dados do ICB, a população na Bahia é de cerca de 40 mil pessoas. Há grupos em pelo menos 90 municípios. Na capital, os números ainda são desconhecidos, mas já foram mapeadas famílias em diversos bairros, a exemplo de Cajazeiras, Fazenda Grande II, Cassange, Liberdade, Pero Vaz, Fazenda Grande do Retiro, Ondina e São Cristóvão.

“O objetivo inicial é que a data passe a integrar o Calendário Oficial de Salvador e com isso, sejam gerados oportunidades de mais políticas afirmativas. Precisamos conscientizar a população de Salvador sobre a importância da cultura Cigana para a sociedade, além de incentivar e preservar os costumes”, pontuou o edil que também destaca "a necessidade urgente de eliminar o preconceito, discriminação e a perseguição sofrida pelos Povos Ciganos”.