O Festival de Jazz do Capão, que acontece nos dias 12 a 14 de novembro, divulgou a programação. O evento acontecerá no formato online e sem público, sendo transmitido pelo canal do evento.
Para manter o ambiente de natureza que junto com a música, a maioria dos shows foram gravados no distrito de Vale do Capão, localizado no município de Palmeiras. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia e conta com o patrocínio cultural da Paulo Coelho and Christina Oiticica Foundation.
Em sua 9ª edição o festival, que é gratuito, traz na programação artistas da música local, nacional e internacional. A programação deste ano apresenta a Mostra Capão com: Isa Cardona, Luciano Menderete, Leonardo Frodo e Ça??l Çokan Quarteto (Bahia); a Mostra UFBA com Angella Velloso Quarteto (Bahia); Ivan Sacerdote & Felipe Guedes (Bahia); Marcelo Galter e Grupo (Bahia); Salomão Soares & Vanessa Moreno convidam Guegué Medeiros (São Paulo); e Quartinas que tem em sua composição Léa Freire, Tatiana Parra, Tarita de Souza e Thaís Nicodemo (São Paulo).
Já entre as atrações internacionais estão: o venezuelano radicado em Los Angeles, Otmaro Ruiz, e Wanja Slavin Lotus Eaters, da Alemanha. Além de uma série de “participações afetivas”, que não foram detalhadas.
Pareceres desfavoráveis
O Festival recebeu dois pareceres desfavoráveis da Fundação Nacional de Artes (Funarte) para a Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), ao se posicionar como “antifascista e pela democracia”. Então, o Ministério Público Federal (MPF) abriu um processo investigativo e entendeu que Funarte não teve embasamento jurídico ao reprovar apoio da Lei Rouanet ao festival.
Em agosto, a Justiça Federal da Bahia suspendeu a decisão da Funarte.