A diminuição da violência passa, na visão do advogado Élio Ricardo, pelo investimento na educação. “É um problema que a gente pode passar o dia todo falando, um problema de investimento na polícia, não estou criticando governo ou passando pano, mas é uma questão de política criminal, do que você está decidido a fazer. Não adianta investir em armas, fortalecimento da política. A diminuição da violência passa pela educação”, afirmou ao Ligação Direta, da Salvador FM, nesta quinta-feira (7).
Apesar de ser a solução, Ricardo reconhece que essa é uma política de longo prazo. “Educação é a longo prazo, outro dia estava dialogando com policiais e falava com eles, que estavam com um fuzil de longo alcance, como é que se utiliza essa arma dentro da cidade? a criminalidade usa essa. É uma conta difícil de se fechar, a resposta passa por treinamento, por policiamento, prevenção, viaturas rodando pelos bairros. Como é a realidade dentro desses bairros? Talvez tenham deixado o crime se espalhar”, analisou.
O causídico destacou ainda a organização do crime, que tem feito até o pagamento de benefícios previdenciários para traficantes. “Quando a gente fala crime organizado, parece uma palavra besta, mas é organizado mesmo. O traficante morre no confronto com a polícia, o chefe do tráfico começou a pagar INSS para o aviãozinho. O cara morre a obrigação passa a ser do INSS. É com essas pessoas que estamos lidando, que estão organizadas. Cada vez mais estamos, cá do outro lado, perdidos”.