A Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) lança o ‘TCA de Perto – Programa de Visitas Educativas no Teatro Castro Alves’. A partir desta quarta-feira (6), o Teatro Castro Alves abre as portas e compartilha a memória do equipamento, que é fundamental na história cultural da Bahia. Os agendamentos das visitas já podem ser feitos gratuitamente, por meio do site da ATCA.
As visitas poderão ser agendadas de terça a sábado, entre as 9h e 16h, e têm o limite de até 10 pessoas por grupo de visita. Para entrar no Complexo do TCA, é preciso comprovar ter tomado as duas doses de vacina contra a Covid-19 ou dose única, mediante apresentação do documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou do Certificado de Vacinação, obtido por meio do aplicativo “ConecteSUS”, do Ministério da Saúde.
O acesso somente será autorizado após a aferição da temperatura, que deverá estar abaixo de 37,5°C. A Cartilha de Protocolos Sanitários do Teatro Castro Alves pode ser acessada no site do programa.
TCA por diversos ângulos
Com a mediação de educadores, os grupos serão conduzidos em roteiros para adentrar nas histórias e compreender a estrutura, arquitetura e aspectos históricos do Teatro Castro Alves.
Os principais pontos do roteiro são: Sala Principal, Concha Acústica, Foyer, Centro Técnico, Sala do Coro, Esplanada e os corpos artísticos, Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). Outra característica da perspectiva modular de visitação é fazer com que cada experiência seja única para o visitante.
Ocupação ‘Mobiliário-Memória’
Em conjunto com a abertura das visitas do projeto TCA de Perto, nesta terça-feira (5), será lançada a ocupação ‘Mobiliário-Memória’, no foyer do TCA, que consiste em uma série de mobiliários feita a partir de reminiscências de cenários que já ocuparam as entranhas do Teatro Castro Alves: os palcos, ateliês e corredores.
O projeto tem realização da ATCA em parceria com o Teatro Castro Alves e seus corpos artísticos: Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) e o Centro Técnico. O TCA de Perto é um projeto contemplado no Programa Matchfunding BNDES+ Patrimônio Cultural, que consiste em uma campanha de financiamento coletivo junto ao BNDES e ao site Benfeitoria. Em 2020, foi realizada uma arrecadação com a sociedade civil, seguida da contrapartida financeira do Programa.
ATCA
A Associação Amigos do Teatro Castro Alves é uma organização sem fins lucrativos, formada em 2012 pela sociedade civil que atua propondo ideias, desenvolvendo projetos e articulando forças com o propósito de contribuir com o desenvolvimento do Complexo Teatro Castro Alves. Há mais de três anos, a ATCA também é gestora da Osba, a partir do processo de publicização da orquestra, consolidado em abril de 2017.