A cidade de Salvador foi agraciada nesta sexta-feira (11) com o título de "Cidade da Música", concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A medida faz parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco, que tem como objetivo promover a cooperação internacional entre cidades para desenvolvimento urbano sustentável, inclusão social e aumento da influência da cultura no mundo.
A música é uma das sete áreas temáticas da Rede, além de artesanato e artes folclóricas, design, filme, gastronomia, literatura e artes midiáticas. Salvador é o primeiro município brasileiro a ser contemplado com o título de “Cidade da Música” e a terceira cidade no país a fazer parte da rede. Curitiba e Florianópolis integram desde o ano passado, por reconhecimento aos campos do design e gastronomia, respectivamente.
“Agora, a poucos dias do Réveillon e do Carnaval, eventos essencialmente musicais, nada melhor do que sermos contemplados com o título por uma entidade tão importante como a Unesco”, disse em nota o prefeito ACM Neto.
“Os cantores, instrumentistas, compositores e todos que estão envolvidos com a música merecem este título porque levam a nossa história e cultura para o mundo”, completou.
A expectativa da prefeitura é de que o título possibilite uma atração maior de investimentos no segmento da economia criativa e aqueça o turismo, uma vez que cidades criativas seriam consideradas destinos turísticos mais competitivos.?
Foto: Reprodução