Política

AL-BA adia votação da obrigatoriedade da vacinação para servidores públicos

A Casa Legislativa baiana aprovou nesta terça (28) quatro Projetos de Lei

Reprodução AL-BA
Reprodução AL-BA

A votação do Projeto de Lei n ° 24.286/2021, que implanta a obrigatoriedade do comprovante de vacinação contra a Covid-19 para servidores e agentes públicos da Bahia, que está em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), foi adiada nesta terça-feira (28), pela segunda sessão consecutiva.

No entanto, a AL-BA aprovou em sessão mista nesta terça o Projeto de Lei nº 24.263/2021 do Executivo, que autoriza o Governo do Estado a ceder créditos de precatório federal a instituição financeira pública e três Projetos de Lei da bancada feminina.

A cessão de créditos autorizada pelo PL nº 24.263/2021 é parcial e até o limite de R$ 750 milhões. São créditos decorrentes de precatório a ser incluído no orçamento da União, tendo em contrapartida os recursos financeiros correspondentes. O PL refere-se à Ação Cível Originária nº 648, que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF).

Da bancada feminina foram aprovados os PLs 21.441/2015, da deputada Ivana Bastos (PSD), que assegura à lactante o direito de amamentação em estabelecimentos comerciais, prédios públicos, dentre outros, localizados no estado; o 24.718/2019, da deputada Maria Del Carmem (PT), criando o dia da pessoa com fibromialgia e o atendimento preferencial aos portadores da síndrome; e o 24.107/2021, da deputada Olívia Santana (PCdoB), que estabelece a distribuição de absorventes em ambientes educacionais, de saúde, prisionais e cria uma política para a conscientização e combate à pobreza menstrual.

Na mesma sessão foram votadas as prestações de contas do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com relatórios financeiro e de atividades dos exercícios de 2011 a 2015; e PLs com declarações de utilidade pública para mais de uma dezena de instituições.

O presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), afirmou que as deputadas e deputados não têm medido esforços para apresentar e votar iniciativas de interesse e em benefício da população de toda a Bahia, mesmo diante da grave crise sanitária que assola o país, com a pandemia da Covid 19. 

“Estamos cumprindo o nosso dever, em parceria com o Executivo e demais entes estatais, de votar projetos e outras propostas em prol da sociedade”, afirmou Menezes.

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) da Bahia para 2022, que prevê um crescimento em relação ao orçamento deste ano, será entregue amanhã (29.09), às 10h, na Assembleia Legislativa da Bahia. O documento será entregue pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, ao presidente da casa, deputado Adolfo Menezes.