As eleições do Conselho Regional de Odontologia da Bahia acontecem nesta sexta-feira (1º). Essa eleição será responsável pela escolha da composição do Plenário do Conselho Regional de Odontologia no biênio 1 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2023.
A votação será nas modalidades presencial e por correspondência e acontecerá de forma simultânea em outros estados do país. Alguns estados, como a Bahia, Paraíba e Pernambuco, optaram por realizar de forma presencial, devido à constatação de problemas no envio de senhas em eleições on-line anteriores.
Os principais candidatos deste ano são o atual presidente do conselho, Marcel Lautenschlager Arriaga, que tenta reeileição com a Chapa 1 e Paulo Henrique Alves, candidato da oposição que representa a Chapa 2.
Em 2021, as eleições do Conselho Regional de Odontologia vão acontecer em três locais de Salvador. Além disso, de forma pioneira serão incluídas na votação presencial: Lauro de Freitas, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista e Barreiras.
Os eleitores serão os cirurgiões-dentistas que têm direito ao voto, que é pessoal, secreto e obrigatório, salvo por motivo de enfermidade, ausência do país, impedimento legal ou regulamentar ou, ainda, de força maior, comprovado, plenamente, dentro de oito dias contados da realização do pleito.