Ensaios clínicos de fase 1 realizados na Tailândia demonstraram que a Butanvac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, tem boas taxas de segurança e de resposta imunológica nos estudos iniciais em humanos. Os resultados do estudo foram divulgados em uma plataforma de pré-prints da MedRxiv (versão prévia sem revisão de outros cientistas independentes).
A pesquisa foi realizada na Universidade Mahidol, de Bangkok (Tailândia) e na Icahn Escola de Medicina Monte Sinai, de Nova York (EUA) e a Universidade do Texas, em Austin (EUA). Chamada internacionalmente de NDV-HXP-S, a Butanvac está sendo testado também no Vietnã, além de Tailândia e de Brasil.
Segundo os autores da pesquisa a vacina pode ser produzida a baixo custo em qualquer instalação projetada para a produção de vacinas inativadas do vírus da influenza. O Instituto Butantan produz anualmente 80 milhões de vacinas da gripe usando ovos.
De acordo com o Butantan, o instituo vai produzir 100% do imunizante em sua própria infraestrutura, caso a vacina se comprove eficaz na fase 2. Até o momento, os testes brasileiros são realizados em Ribeirão Preto (SP), Guaxupé (MG), São Sebastião do Paraíso (MG) e Itamogi (MG).