Saúde

Lauro de Freitas registra primeiro caso da variante delta

O paciente, de 45 anos, passa bem, segue em isolamento, e segundo nota da Prefeitura, não precisou ser internado

Lucas Lins/Prefeitura de Laura de Freitas
Lucas Lins/Prefeitura de Laura de Freitas

A Secretaria Municipal da Saúde (SESA) de Lauro de Freitas, confirmou neste sábado (25), o primeiro caso de contaminação de um morador do município pela variante delta da Covid-19.

O paciente, de 45 anos, passa bem, segue em isolamento, e segundo nota da Prefeitura de Lauro de Freitas o homem não precisou ser internado.

A Prefeitura de Lauro de Freitas reforça o alerta para o vírus. O município continua realizando campanhas em seu site e redes sociais, destacando a necessidade da população, mesmo após a vacinação, manter todos os cuidados para evitar a proliferação do vírus no município.

Durante a ação realizada na manhã deste sábado (25), 62 pessoas foram testadas. Deste público, 35 apresentaram resultado negativo para a Covid-19, 21 deram IGG positivo e seis positivos para IGG+IGM. Ao chegarem à barreira sanitária, montada em frente ao Ginásio do Aracui, os cidadãos passavam por uma consulta de enfermagem antes da realização do teste rápido dos anticorpos (IGG e IGM) para identificar se seria um caso de infecção em curso.

Os casos confirmados para Covid-19 no teste rápido foram encaminhados para consulta com um médico no mesmo local e para uma segunda testagem, a coleta de RT-PCR, com o uso do swab. De acordo com Daniel de Assis, diretor da Vigilância Epidemiológica (VIEP), o RT-PCR é indispensável para identificar se o paciente está com o vírus sarscov-2 ou alguma variante da doença. O material coletado é enviado para o Laboratório Central da Bahia (LACEN).