Bahia

Atividade de food truck é regulamentada em Salvador

Decreto foi assinado nesta quarta (9)

NULL
NULL

Como atividade regulamentada no comércio de alimentos, após São Paulo, Salvador segue como segunda do país no serviço itinerante em veículos como trailers e furgões, conhecida como food truck. O decreto que regulamenta este tipo de comércio foi assinado pelo prefeito ACM Neto nesta última quarta-feira (9), em cerimônia realizada no Palácio Thomé de Souza.
 
De acordo com a secretária Rosemma Maluf, dentre as determinações do decreto está a definição das áreas de atuação dos veículos que vendem comida como, por exemplo, a uma distância de 50m de bares e restaurantes. O equipamento deverá atender às normas sanitárias e de segurança do alimento e os produtos embalados para comercialização devem possuir nome e endereço do fabricante, do distribuidor ou importador; data de fabricação e prazo de validade; e registro no órgão competente, quando assim exigido por Lei.
 
Como estímulo ao micro e pequeno empreendedor, a Semop vai conceder apenas duas licenças por pessoa, e a fiscalização da atividade ficará a cargo da Secretaria Municipal de Urbanismo (Sucom). Assim como a Associação de Food Trucks & Comida de Rua da Bahia, a construção do decreto também contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária, e da Superintendência de Trânsito (Transalvador).
 
Para o presidente da Associação de Food Trucks, Gabriel Lobo, a iniciativa mostra a gestão de resultados realizada atualmente na cidade e que a norma vai gerar renda tanto para empreendedores quanto para empregados. “Agradecemos a Prefeitura pelo diálogo sempre aberto e estamos abertos e participativos para ajudar no fomento aos food trucks em Salvador.”

(Foto: Reprodução)