Bahia

“Estamos criando o Quarteirão da Cultura”, afirma o secretário de Cultura e Turismo de Salvador

Segundo Fábio o projeto faz parte também de uma estratégia para prolongar a estadia dos turistas

Marina Araújo/ LDNotícias
Marina Araújo/ LDNotícias

O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Fábio Mota afirmou que a prefeitura da capital baiana está criando o ‘Quarteirão da Cultura’ na região do Mercado Modelo, que deve englobar três novos museus. A Cidade da Música da Bahia, um dos projetos que faz parte do ‘quarteirão’ é inaugurada nesta quinta-feira (23). Ao LDNotícias, Mota afirmou que a nova instalação “é um museu completamente diferente de tudo que já se viu”.

“Nós estamos aqui criando o quarteirão da cultura. Ao lado direito, nós estamos construindo a Casa da História de Salvador, estamos construindo o Arquivo Público. Todo nosso arquivo público, que é o mais importante do Brasil, é o mais importante do mundo, porque o Brasil começou aqui”, disse Mota. 

O secretário ressalta que essas inaugurações fazem parte do contexto de retomada do turismo. Além de que, confirma que os novos projetos têm a estratégia de aumentar a permanência do turista em Salvador. Segundo Fábio, a capital baiana já saiu de 20% para mais de 60% da sua capacidade de ocupação hoteleira.

O espaço cultural inaugurado nesta quinta conta com mais de mil horas de material audiovisual, que retrata a história da música de Salvador, do Brasil e do mundo.

Os visitantes devem conseguir ainda dialogar com o museu porque tem salas de karaokê, estúdios, e inclusive um estúdio de gravação, onde de acordo com o secretário, criam a “possibilidade de surgir novos artistas na cidade de Salvador, nós sabemos que nós soteropolitanos já nascemos artistas, muitos não conseguiram ser por falta de oportunidade, então aqui você vai poder gravar e sair com o seu produto”, acrescentou.