A obesidade está diretamente ligada ao alto índice de mortalidade em pacientes que positivam para a Covid-19 e a cirurgia bariátrica é comprovadamente eficaz para doenças relacionadas à obesidade.
Estudos indicam que pessoas obesas são mais vulneráveis às formas agressivas da Covid e precisam de ventilação mecânica mais frequentemente. Isso acontece porque a pressão do abdômen impede que o pulmão se expanda de forma adequada, causando dificuldade na respiração.
O Cirurgião Bariátrico, Geral e Videolaparoscopia, Dr. Bruno Duque, que é Especialista nutricional enteral e parenteral, explica os agravamentos da pandemia no ganho de peso.
“O período da pandemia e suas consequências aumentam o risco de piora da alimentação e do controle do peso. Estamos nos movimentando menos e enfrentando uma situação excepcionalmente estressante, o que pode contribuir para o ganho de peso. Por isso, precisamos comer bem e nos exercitar, pois esse risco pode ser evitado” esclarece o médico.
Segundo o especialista, os mecanismos de perda de peso podem controlar ou até eliminar doenças como diabetes e por isso, as vantagens não se resumem apenas à eliminação da gordura, possibilitando também o controle da glicose, da pressão e do colesterol. O especialista explica que a cirurgia bariátrica diminui em 60% o risco de desenvolvimento de câncer, em 85% a apneia obstrutiva do sono em 56% e o risco de desenvolvimento de doença arterial coronariana.