Esporte

Velejadores baianos disputam campeonato em Fernando de Noronha

Disputa acontece neste sábado (25)

Divulgação
Divulgação

Os velejadores baianos Wallace e Gerald Wicks, comandantes do veleiro Marujo's, vão disputar neste sábado (25), a 32ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno), considerada a maior regata oceânica da América Latina. 

São 300 milhas náuticas de travessia oceânica, o que corresponde a 560 quilômetros, a serem percorridos por barcos de diferentes estados brasileiros e de outros países. A tradicional regata, organizada pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco, terá sua partida do Marco Zero, no Recife, e chegada no Mirante do Boldró, em Fernando de Noronha.

O veleiro Marujo's, que tem como patrocinador oficial a Z6 Náutica, disputa a regata na Classe ORC. No último sábado, o barco deixou o Aratu Iate Clube, em Salvador (BA), rumo a capital pernambucana, local de partida da Refeno.

Para a Regata Recife – Fernando de Noronha, a tripulação do barco será formada por Wallace Wicks (Salvador), Agatha Wicks (Salvador),  Gerald Wicks  (Salvador),  Dorival Rizzato  (Salvador), Daniel de Avila  (SP), Francesco Colombo (Porto Alegre), Dabilson Victor Vasconcelos (Salvador), Cristiane Peres Soriano (SP) e José Tranjan (Fort Collins, EUA). 

Em 2020, a Refeno não foi realizada em função da pandemia do novo Coronavírus. Em 2021, a competição será realizada dentro de todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos órgãos responsáveis e todos os barcos participantes devem estar habilitados a realizar a travessia de acordo com os regulamentos da Marinha do Brasil.