Saúde

Vitória da Conquista confirma primeiro caso da variante Delta

A origem da variante na paciente é apontada pela secretaria após uma viagem que ela fez ao estado do Espírito Santo, onde pode ter contraído a delta

Divulgação/Câmara dos Deputados
Divulgação/Câmara dos Deputados

Uma mulher de 39 anos teve seu diagnóstico confirmado com a variante Delta da Covid-19 pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A paciente já havia contraído o novo coronavírus em 2020, antes de se vacinar.

De acordo com a SMS, a mulher já tinha tomado duas doses da CoronaVac. A origem da variante na paciente é apontada pela secretaria após uma viagem que ela fez ao estado do Espírito Santo, onde pode ter contraído a delta.

A SMS detalhou que a paciente apresentou sintomas 48 horas após ter voltado para Vitória da Conquista. Ela teve febre, tosse, congestão nasal e calafrios. A mulher permaneceu em isolamento e, cinco dias depois do início dos sintomas, refez o teste para detecção a Covid-19.

Ainda segundo a secretaria, a paciente já havia contraído o novo coronavírus em 2020, antes de se vacinar. Por isso, o teste dela foi submetido a um sequenciamento genético de amostra, onde foi identificada a variante delta.