Saúde

Mais de 5 milhões de doses da Coronavac são entregues ao governo

Butantan lega cumprimento de contrato com o Ministério da Saúde

Aluisio Moreira / SEI
Aluisio Moreira / SEI

O Ministério da Saúde recebeu 5,1 milhões de doses da vacina CoronaVac pelo Instituto Butantan, nesta quarta-feira (15). O Governo de São Paulo afirma cumprimento de contrato com o Ministério da Saúde para a entrega de 100 milhões de doses do imunizante.

Segundo o contrato, o Ministério da Saúde deve receber 100 milhões de doses da vacina até o final de setembro. A previsão de entrega do montante era para  o final de agosto, mas o prazo não foi cumprido.

Cerca de 8 milhões de doses da Coronavac foram interditadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por terem produção em fábrica da Sinovac que ainda não havia sido inspecionada. As doses só poderão ser aplicadas quando a Anvisa comprovar a segurança de produção. Em contrapartida, o governo decidiu substituir as vacinas e o Butantan encaminhou 1,8 milhão de doses extras.  

Segundo o Butantan, na próxima semana chegará um novo lote de 5 milhões de doses já analisadas, produzidas na fábrica da Sinovac. A previsão é substituir todas as doses interditadas até o dia 29 de setembro.