Bahia

Na Praça Municipal, agentes de Saúde de Salvador pedem pagamento de piso salarial

Os trabalhadores alegam que a gestão municipal descumpre também as exigências estabelecidas no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da saúde municipal

Divulgação
Divulgação

Agentes de saúde da capital baiana protestam na manhã desta quarta-feira, na Praça Municipal. A categoria questiona a falta de cumprimento do pagamento do Piso Salarial Nacional previsto na Lei 11350/2006.

Além disso, os trabalhadores alegam que a gestão municipal descumpre também as exigências estabelecidas no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da saúde municipal. Nesta legislação existe a previsão de um avanço de nível salarial na ordem de 5,5% que até o momento não há previsão de pagamento desde o julho de 2019.

Segundo o presidente da Associação dos Agentes de Saúde da Bahia (AASA-BA), Ivando Antunes, a gestão municipal tem negado o diálogo com a categoria e descumpre legislações federais sem qualquer pudor. "Temos mobilizado os colegas contra essa realidade de receber menos que um salário mínimo como base salarial. O prefeito descumpre leis federais e municipais sem que os órgãos investigativos  ou a Câmara Municipal tomem providências. Trouxemos a mobilização às ruas e não descartamos paralisar nossas atividades nos próximos dias. A decisão da categoria será soberana", disse Antunes.

Ao final da assembleia, os trabalhadores seguiram em passeata pelo centro da cidade.