Saúde

Ministério da Saúde prevê trocas de insumos vencidos contra a Covid-19 em todo Brasil

O MS trabalha com a possibilidade da troca de insumos vencidos

Sumaia Vilella / Agência Brasil
Sumaia Vilella / Agência Brasil

O Ministério da Saúde vai passar a monitorar constantemente as datas de validade dos insumos usados no combate contra a Covid-19 no país. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (8) durante audiência pública da Comissão Temporária da Covid-19 do Senado, que teve a participação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele ainda disse que o órgão trabalha com a possibilidade da troca de insumos vencidos junto aos fabricantes por novos e contando os percentuais de perda dos estado brasileiros, dentro de margens tecnicamente aceitáveis.

Um dos temas abordados na audiência foram vacinas e insumos para tratamento de doenças como diabetes, hepatite B, alzheimer, câncer, dentre outras, que venceram e seriam incinerados, segundo matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo no início desta semana.

Queiroga lamentou o vencimento de insumos. “Com relação a insumos vencidos, realmente é um problema. Não é que o ministério deixa vencer por negligência. É porque se compra em [grande] quantidade”, disse. Segundo o ministro, dentre os produtos vencidos também estavam itens comprados em governos anteriores. “Há insumos adquiridos há dois governos anteriores e que não foram distribuídos”.