Política

ONU emite nota de preocupação sobre ameaças contra STF e diz que acompanha de perto atos de 7 de setembro

A data que comemora a independência do Brasil despertou um alerta internacional, ameaçando aprofundar o isolamento do país no palco mundial

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O Alto Comissariado de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) se declara preocupado com as ameaças dirigidas contra o Supremo Tribunal Federal (STF), e informa que está "acompanhando de perto" a situação brasileira diante da convocação de atos para o dia 7 de setembro.

Segundo a coluna de Jamil Chade para o UOL, a entidade afirma que seu Escritório Regional para a América do Sul “reitera a importância de proteger o direito à liberdade de reunião pacífica, bem como suas preocupações com casos de discurso de ódio contra povos indígenas e ameaças contra instituições".

A ONU pontuou ainda que não poderá enviar uma missão de observação ao Brasil, embora esteja observando o que está acontecendo no país. A reação da entidade ocorre no mesmo dia em que ex-presidentes e parlamentares de mais de 20 países assinaram uma carta conjunta denunciando a ameaça à democracia no Brasil. 

A data que comemora a independência do Brasil despertou um alerta internacional, ameaçando aprofundar o isolamento do país no palco mundial.