Política

CPI aprova pedido de busca e apreensão de celular do motoboy

A Comissão também aprovou a quebra dos sigilos telefônico, fiscal, bancário e telemático de Ivanildo Gonçalves

Roque de Sá/Agência Senado
Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid aprovou um requerimento para pedir à Justiça que autorize a busca e apreensão do celular do motoboy Ivanildo Gonçalves, que depôs nesta quarta-feira (1) à Comissão. Durante a sessão, a CPI também aprovou a quebra dos sigilos telefônico, fiscal, bancário e telemático de Gonçalves, que trabalha para a VTCLog, no período de janeiro de 2018 até hoje.

O motoboy confirmou que esteve nas dependências do Ministério da Saúde, mas afirmou que se tratava da sua atividade de entregar boletos de pagamentos. Ele disse também não conhecer ninguém no ministério, mas que determinada vez precisou entregar um "pen drive" no andar em que atuava o ex-diretor da Saúde, Roberto Ferreira Dias.

Gonçalves afirmou que não se lembra quem eram os beneficiários dos boletos que precisava pagar nas agências bancárias ou das pessoas ou empresas para quem realizava depósitos. Ele também negou que tenha entregue "em mãos" recursos da empresa para outras pessoas.

De acordo com relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) mostrou que Ivanildo realizou diversos saques para a VTCLog, totalizando R$ 4,7 milhões.