A Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), em parceria com a startup de impacto socioambiental So+ma, inaugurou, nesta terça-feira (31), o décimo contêiner para recebimento de resíduos recicláveis em Salvador. A unidade foi instalada na região do Pilar.
A Casa So+ma estimula a prática da reciclagem, permitindo que a população reverta materiais recicláveis em pontos, por meio do programa So+ma Vantagens. Aderindo ao programa, os pontos acumulados são trocados por benefícios, como cursos profissionalizantes, mantimentos e itens de higiene, além de possibilitar a transferência de doações para Ongs locais.
A vice-prefeita Ana Paula Matos, presente na inauguração, conceituou o projeto como uma política em prol do desenvolvimento econômico, social e sustentável de uma cidade. “Entendemos que o caminho para ser uma cidade mais feliz passa por ações como essa, que mostra a força da comunidade. Espero que seja uma oportunidade para toda população. O projeto traz legitimidade e autoridade moral de quem tem senso de pertencimento”, disse.
Todas as unidades da Casa So+ma contam com um atendente, que auxilia na pesagem dos resíduos e na computação dos pontos. Para se cadastrar no Programa So+ma Vantagens, em Salvador, ou saber mais sobre o projeto, os interessados devem acessar o site. As casas funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30 e aos sábados, das 9h às 12h.
Além da nova unidade do Pilar, a população de Salvador encontra Casa So+ma no canteiro central do Imbuí; na Prefeitura-Bairro Subúrbio e Ilhas, em Paripe; na Praça da Revolução, em Periperi; no Largo do Papagaio, na Ribeira; na Praça de Stella Maris, situada na Alameda Praia de Guaratuba; no supermercado Assaí, de Mussurunga; no BIG Bompreço Iguatemi, no Campo da Pronaica, em Cajazeiras, e Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba.