A cantora baiana Ivete Sangalo está entre as celebridades mais influentes do Brasil em 2021, de acordo com levantamento realizado pela empresa Ipsos. O top 5 é todo formado por mulheres e é liderado pela também cantora Iza, seguido por Gisele Bündchen, Ivete Sangalo, Juliette Freire, e a atriz da Globo, Jéssica Ellen.
A pesquisa da Ipsos realizou 6 mil entrevistas na primeira semana de julho, com 2 mil pessoas maiores de 16 anos, pela internet.
"Passamos de um ranking liderado por homens – e majoritários brancos – para um no qual figuram só mulheres, duas negras, duas nordestinas e uma conhecida por defender a pauta da sustentabilidade", diz Cíntia Lin, diretora da área de pesquisas em comunicação da Ipsos no Brasil. "Isso mostra o quanto há dois anos as pessoas mudaram, o quanto o olhar do consumidor evoluiu", diz a executiva.
Segundo o levantamento, tiveram destaque quem se posiciona mais nas redes sociais, principalmente no YouTube – canal pelo qual, segundo a Ipsos, 74% das pessoas seguem como celebridades. Em seguida, vem o Instagram (66%), o Facebook (54%) e o Tiktok (46%); a TV aberta aparece com 39%.
Por outro lado, entre as personalidades "menos influentes", o BBB 21 teve papel fundamental. Em primeiro lugar, a rapper Karol Conká, sendo seguida do rapper Projota, do ator Fiuk e do cantor Rodolfo. O destaque negativo ficou por conta da atriz Juliana Paes, que saiu do 5º lugar para o 47º.