Bahia

Ensino integral vai ser adotado por mais de 25% das escolas estaduais na Bahia

Das 208 escolas que irão integrar o projeto, 35 estão localizadas na capital baiana e 173 no interior do estado

Divulgação
Divulgação

O governador Rui Costa garantiu, na última quinta-feira (26) em entrevista, a ampliação da oferta do ensino na modalidade integral em diversas escolas do estado baiano. Rui aprovou o projeto de lei que prevê a implantação do programa de educação integral Anísio Teixeira em 208 unidades escolares no estado. 

O documento também estabelece outras garantias, como a criação da Rede Colaborativa de Aprendizagens, como espaço de disseminação, compartilhamento e troca de experiências, visando a melhoria dos indicadores de qualidade das unidades com tempo estendido.

Das 208 escolas que irão integrar o projeto, 35 estão localizadas na capital baiana e 173 no interior do estado. A modalidade de educação integral alcança 37.322 estudantes em escolas estaduais de 149 municípios. Entre 2014 e 2021, foi registrado um avanço de 252% no número de unidades de ensino que oferecem esse modelo de educação, já que no primeiro ano de implantação havia 59 escolas em tempo integral.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) já confirmou a implementação do documento nas unidades. Segundo o coordenador executivo de programas e projetos estratégicos da SEC, Marcius Gomes, “a lei reconhece a história da Bahia na política de educação integral. Este é um modelo de oferta da rede que garante aos estudantes uma série de oportunidades e possibilidades no seu processo de aprendizagem”, afirmou.