Saúde

SUS inicia projeto para aprimorar os cuidados com pacientes com Covid-19

Ao longo dos próximos meses, até dezembro de 2021, a equipe do HSL vai realizar 15 ações presenciais e remotas que vão do diagnóstico do hospital até a tutoria de ferramentas e projetos de gestão médica

Divulgação/GOVBR
Divulgação/GOVBR

O 'Projeto de Reabilitação Pós-Covid-19', realizado por meio do PROADI-SUS e em parceria com o Hospital Sírio-Libanês (HSL) cinco hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) trabalharão lado a lado de uma equipe especializada do HSL para aprimorar os cuidados relacionados aos desdobramentos da pandemia.

Serão cinco hospitais em todo Brasil que farão parte do programa de saúde: Hospital Regional Público Dr. Abelardo Santos (PA), Complexo de Doenças Infecto Contagiosas, Clementino Fraga (PB), Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (MT), Hospital Municipal Ronaldo Gazolla (RJ), Hospital de Clínicas de POA (RS).

Ao longo dos próximos meses, até dezembro de 2021, a equipe do HSL vai realizar 15 ações presenciais e remotas que vão do diagnóstico do hospital até a tutoria de ferramentas e projetos de gestão médica capazes de melhorarem a vida dos pacientes recuperados da Covid-19. 

“Muitos pacientes sobreviveram por causa da dedicação de equipes multidisciplinares, de gente que foi de hospital em hospital ajudando outras equipes. Durante a pandemia, vimos a força da união do nosso sistema de saúde”, afirma Sérgio Okane, secretário de atenção especializada à saúde no Ministério da Saúde.

“Os pacientes precisam continuar vendo essa união presente na reabilitação. Mas onde estão eles? Não há demanda. Um projeto como o esse mostra aos hospitais como pensar no modo como o paciente recebe a alta e como ele será acompanhado dali para frente. Aprimorar a saúde é uma obrigação e dados oriundos desse projeto serão fundamentais”, complementa o secretário.