Entretenimento

Angelina Jolie estreia Instagram para falar sobre situação no Afeganistão

A ativista de direitos humanos, fez um post para responder a uma jovem garota afegã que lhe escreveu

Reprodução/Google
Reprodução/Google

A atriz Angelina Jolie aderiu nesta sexta-feira (21) ao Instagram para usar a plataforma como meio de chamar a atenção sobre a situação no Afeganistão. A também ativista de direitos humanos, fez um post para responder a uma jovem garota afegã que lhe escreveu. “As pessoas estão perdendo neste momento sua capacidade de se comunicar pelas redes e de se expressar livremente”, disse. 

Na carta, a garota e fã da atriz expressa suas preocupações e temores sobre a vida sob o regime do Taleban, escrevendo que “estamos presos novamente”. “Antes de o Talibã entrar … todos nós tínhamos direitos, podíamos defendê-los livremente”, diz a carta. “Mas quando eles vêm, todos temos medo deles e pensamos que todos os nossos sonhos se foram.”

“Estava na fronteira do Afeganistão duas semanas antes do 11 de setembro, onde conheci refugiados que fugiram do Talibã. Isso foi há 20 anos. É doentio ver essas pessoas sendo deslocadas de novo, fora o medo e a incerteza que tomou conta de seu país. Gastar muito tempo e dinheiro, ter seu sangue espalhado e vidas perdidas apenas para chegar a isso, é uma falha quase impossível de entender. Observando por décadas como refugiados afegãos – algumas das pessoas mais capacitadas do mundo – são tratados como um fardo também me adoece. Sabendo que se eles tivessem as ferramentas e o respeito, o quanto poderiam fazer por si próprios. Ter conhecido tantas mulheres e meninas que não apenas quiseram educação, como também lutaram por ela. Como outros que são comprometidos, eu não vou virar as costas. Continuarei buscando meios de ajudar e espero que vocês se unam a mim”. Escreveu Jolie.

 

Confira a carta aberta na integra: