Após acordo de imunização de professores entre prefeitura e o sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado da Bahia (APLB) , a rede pública municipal de Salvador voltaram as aulas semipresenciais, na manhã desta segunda-feira (23).
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Smed), 100% dos 12.272 profissionais de educação da capital baiana irão retornar as escolas em tempo integral, já que tomaram as duas doses da vacina. 140 mil alunos também voltaram para as salas de aulas, em sistema hibrido – parte na escola e parte de forma online, em casa.
A retomada das aulas em Salvador ocorreu oficialmente em 3 de maio, mas a maioria dos professores decidiu não voltar às salas, até que toda a categoria estivesse completamente imunizada.
O protocolo sanitário ainda é o mesmo. Metade dos alunos de cada turma irão presencialmente às segundas, quartas e sextas e, na outra semana, na terça e quinta. O espaçamento de 1,5 m entre os estudantes tem que ser respeitado, a máscara é obrigatória e atividades coletivas devem ser evitadas, por enquanto.
A expectativa é receber cerca 150 mil alunos em todas as escolas do município, ou seja, quase 75 mil pessoas. Segundo a Smed, todas as 431 escolas passaram por sanitização para o retorno desta segunda (23) e nenhum caso de covid-19 foi detectado entre os profissionais da rede.