Neste sábado (21), o porta-voz do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Craig Spence, confirmou que Samoa, Kiribati, Tonga e Vanuatu não participarão da competição. Ao todo, 4.400 pessoas eram esperadas nas Paralimpíadas. Dentre elas, sete atletas de países localizados em ilhas do oceano Pacífico, que não poderão mais embarcar para o Japão devido a restrições de viagens motivadas pela pandemia de Covid-19.
De acordo com a porta-voz do IPC, as quatro nações envolvidas nas Paralimpíadas ficaram prejudicadas financeiramente pela regra de quarentena de hotéis de duas semanas da Austrália para viajantes internacionais.
Entre os atletas impedidos de participar dos Jogos, está o nadador S9 Sitivi Napier Sooaemalelagi, que representaria Samoa em cinco competições. Misiuepa John Tupuola Teena também era figura confirmada para o arremesso de peso F12. Já em Kiribati, Timeon Ongiou e Karea Tioti levariam o nome do país no lançamento de peso F11 e disco F57, respectivamente. Vasitai Leaaepeni Falemaka seria o único a defender as cores de Tonga no arremesso de risco F38.
Com a confirmação do IPC, já são cinco nações desistentes nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Ainda essa semana, o Comitê Paralímpico do Afeganistão também infomou que não participará dos Jogos depois de o grupo fundamentalis armado Talibã tomar o poder do país, forçando o fechamento de voos comerciais.