Brasil

Jaques Wagner diz que Cunha mentiu ao acusar o governo de chantagem

Cunha disse que Wagner propôs que o PT votasse contra a cassação em troca da aprovação da CPMF

NULL
NULL

O ministro-chefe da Casa Civil Jaques Wagner disse nesta quinta-feira (3) que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), mentiu ao fala que a presidente Dilma Rousseff tentou barganhar para evitar a abertura do processo de impeachment.

Cunha disse que Wagner propôs ao deputado André Moura (PSC-SE), um dos aliados de Cunha, para propor que o PT votasse contra a cassação do presidente da Câmara no Conselho de Ética em troca da aprovação da CPMF.

"O presidente da Câmara mentiu porque ele afirmou que ontem o André Moura foi levado por mim à presidente da República", afirmou Wagner.

"O deputado André Moura não esteve com a Dilma. Esteve comigo. Eu sempre discuti com ele [Moura] como emissário do presidente da Câmara. Discuti pauta econômica: a DRU, a CPMF, repatriação. Sempre discuti com ele uma pauta que chamo de Pauta Brasil", disse Wagner.

Cunha ataca

Cunha disse que o ministro da Casa Civil Jaques Wagner levou o deputado para tentar negociar o apoio. Na tarde desta quarta (2), o presidente da Câmara anunciou que aceitou o pedido de impeachment contra a presidente, feito pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaina Paschoal. 

"Eu quero deixar bem claro que a presidente mentiu a nação quando disse que o seu governo não autorizou qualquer barganha. Ela simplesmente estava participando de uma negociação. O ministro levou um deputado ao gabinete e lá a presidente queria que tivesse o comprometimento de aprovar a CPMF. Eu não sabia da presença do deputado e sequer do conteúdo do diálogo e simplesmente foi me trazida a proposta", afirmou Cunha em entrevista coletiva que ele convocou para esta manhã na Câmara.

"André Moura que esteve com ela, levado pelo Wagner. A barganha veio sim, proposta pelo governo, e eu me recusei a aceitar. A presidente mentiu, esse é o ponto fundamental que eu queria dizer", continuou Cunha.

Foto: Reprodução/Globo News