Política

General Ramos diz que agendou reunião de Salles com madeireiros a pedido de senador

Questionado sobre ameaças à democracia e às eleições de 2022, general disse que Bolsonaro atua nos limites da Constituição

Lula Marques
Lula Marques

O ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, general Luiz Eduardo Ramos, disse na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados que agendou uma reunião para tratar de diversos assuntos de Roraima, inclusive as autuações contra madeireiras locais, a pedido do senador Telmário Mota (Pros-RR). Ramos afirmou que nessa reunião, que ocorreu em fevereiro deste ano, quando ainda ocupava a Secretaria de Governo, ficou decidido apenas que o assunto deveria ser tratado pelo Ministério do Meio Ambiente.

O general disse ainda que não tinha detalhes dos encontros que seriam marcados. Segundo ele, houve 1.300 audiências com parlamentares em menos de dois anos na Secretaria de Governo.

A audiência pública foi solicitada pelo deputado Elias Vaz (PSB-GO) porque, em depoimento à Procuradoria-Geral da República, o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles disse ter se reunido com madeireiros investigados pela Polícia Federal a pedido de Ramos. O então superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, comandou uma operação que apreendeu 200 mil metros cúbicos de madeira na região, segundo ele procedentes de terras griladas. Saraiva também deverá ser ouvido pela comissão.