Saúde

Pernambuco e Ceará confirmam transmissão comunitária da variante delta

A transmissão comunitária é confirmada quando um paciente sem histórico de viagem

NIAID
NIAID

A variante Delta do coronavírus já circula livremente em dois estados do Nordeste: Ceará e Pernambuco. A A transmissão comunitária é confirmada quando um paciente sem histórico de viagem e, sem contato recente com pessoas com covid-19 que viajou, é diagnosticado com a doença causada pela variante.

No Ceará, a Secretaria da Saúde informou que recebeu hoje o resultado de novas análises de exames de covid-19 da Rede Genômica da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), e a variante delta foi identificada em 43 amostras do estado. Desses casos, 28 são "importados", ou seja, diagnosticados em viajantes em barreiras sanitárias de aeroportos e rodoviárias cearenses.

De acordo com o UOL, já a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco também informou hoje que a variante delta já circula no seu território.

Segundo a pasta, amostras da Fiocruz revelaram duas amostras com a cepa em dois homens, de 24 e 49 anos, residentes em Abreu e Lima e Olinda, na Grande Recife, sem viagem ou contato com pessoas que retornaram de áreas endêmicas.