Uma integrante do Comitê Olímpico Internacional do Afeganistão, nas Paralimpíadas, demonstrou preocupação pública com o futuro da comunidade esportiva feminina no país, nesta quarta-feira (18). Pelas redes sociais, Samira Asghari fez um apelo pedindo apoio para evacuar as atletas, treinadoras e equipes de apoio do Afeganistão.
"Por favor, as atletas femininas, as treinadoras e sua comitiva precisam de sua ajuda. Devemos tirá-las das mãos do Talibã, sair do Afeganistão, em particular Cabul. Por favor, façam algo antes que seja tarde demais", legendou na publicação. Na postagem, Asghari marcou as contas do diplomata dos Estados Unidos Ross Wilson, da equipe americana de basquete 3×3 e do Comitê Olímpico e Paraolímpico dos Estados Unidos.
#Please Afghanistan National Female Athletes, coaches and their entourage need your help, we must get them out of #Talibans hands means out of #Afghanistan in particular #Kabul
Please do something before it is too late @USAmbKabul @usab3x3 @USOPC_News pic.twitter.com/HeS6KVb3SO— Samira Asghari/????? ????? (@samirasghari) August 18, 2021
No último domingo (15), o Talibã voltou ao poder no Afeganistão após 20 anos, o que gerou sérios temores sobre o que isso significará para os direitos das mulheres e o esporte feminino, que o grupo considera não islâmico.