Mesmo com a pandemia do coronavírus, o mercado imobiliário segue aquecido na Bahia e na Região Metropolitana de Salvador. Em entrevista ao programa Ligação Direta, da Salvador FM, nesta quarta-feira (18), o diretor da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA), Marcos Vieira Lima, afirmou que as vendas aumentaram pela alta procura de troca de imóveis. Segundo o empresário, a decisão de intercâmbio de residências no primeiro semestre de 2021 garantiu um aumento de 25% para o mercado.
Vieira Lima conta que a procura por imóveis cresceu devido ao maior tempo das famílias em suas casas, identificando irregularidades e optando pelas mudanças ou reformas. Impulsionando também o mercado de reformas, materiais de construção e decoração.
Na Bahia, o diretor conta que foram colocados à disposição do mercado mais de 4.600 imóveis até o momento. A demanda foi suprida com uma margem de tempo curta.
Questionado sobre o reajuste dos contratos de aluguel pelo índice de Preços ao Consumidor (IPCA) devido à série de altas do Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM) deve afetar os fundos de investimento imobiliários, Vieira explicou que a alta do IGPM é diretamente ligada a inflação e atualmente é desigual da realidade de um locatário, o que prejudica os contratos imobiliários de aluguéis.
"Os contratos de locação reajustados pelo IGPM teve uma alta muito significativa, estamos falando de IGPM em quase 25% em doze meses, para quem aluga a elevação de custo descola da realidade de um locatário, que não podem honrar com o contrato", explicou.
O diretor ainda relatou que o mais aconselhável é que haja uma negociação entre as partes envolvidas – contratante, locatário e/ou empresa – para adotar um novo índice mais baixo.
"Seria muito justo o IPCA. Porque ele da uma realidade de elevação de preços mais condizente com a condição da população do que o IGPM. Lógico, se você tiver um índice que reajusta de forma mais baixa, use, pois, tem um impacto melhor no fundo. Apesar de todos serem muitos próximos", conclui.