O Taleban chegou à capitão do Afeganistão, Cabul e negocia uma rendição, de acordo com a Reuteres.
A ideia, no netnato, não é uma declaração de cessar-fogo. “Não queremos que nenhum afegão civil e inocente seja ferido ou morto enquanto tomamos o controle.”
O Ministério do Interior do Afeganistão informou à agência Reuters que os insurgentes entraram na cidade “por todos os lados”. No Twitter, a conta oficial do gabinete do presidente afegão afirmou que disparos foram ouvidos em diversos pontos da cidade, mas que, até o momento, as forças de segurança mantém a situação sob controle.
O líder do Taleban em Doha, capital do Catar, afirmou à agência de notícias que “foi pedido aos combatentes para permanecerem nos pontos de entrada de Cabul”. “Os mujahideen não mataram e nem feriram ninguém na cidade”, disse utilizando o termo usado pela milícia para se referir a seus integrantes.
Um porta-voz do Taleban declarou que o grupo está tentando convencer o governo afegão a optar “por uma rendição pacífica". Em complemento, afirmou que a milícia não pretende buscar vingança e que “todos os que serviram ao governo e aos militares serão perdoados''.