O Governo do Estado e o Sebrae inauguraram um posto do Serviço de Atendimento ao Empreendedor (SAE) no município de Itaberaba, nesta quinta-feira (12). Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o posto vai oferecer serviços de formalização, alteração ou baixa de Microempreendedor Individual (MEI) e orientação para a legalização de novos empreendimentos, além de serviço especializado de orientação e apoio técnico também para Microempresas (MPE) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
“Hoje, com a inauguração do Serviço de Atendimento ao Empreendedor aqui em Itaberaba, damos um grande passo na oferta de serviços especializados aos micro e pequenos empreendedores. É um esforço conjunto de vários entes para interiorizar investimentos, impulsionar e capacitar as pessoas no interior do estado”, disse o vice-governador.
Já o superintendente do SAC, Flávio Barbosa, avalia os benefícios da volta dos erviço presencial, como a facilidade do serviço ao cidadão. “Neste momento que estamos vivenciando, em que novos negócios estão sendo implementados continuamente, é de grande importância que sejam disponibilizadas para a população informações e orientações de atendimento ao empreendedor. O retorno dos serviços aos postos SAC, de forma presencial, amplia este acesso. O cidadão que optar pela modalidade presencial terá a comodidade de ser atendido de forma agendada e com a garantia do cumprimento de todos os protocolos de biossegurança”, disse.
O Governo do Estado e o Sebrae firmaram um convênio para ofertar atendimentos pelo SAE para os MEI, MPE e EPP. Por meio da Secretaria da Administração (Saeb), o cidadão terá acesso ao Caf Digital (Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado da Bahia). Já o Sebrae oferecerá nas unidades do SAE diversos cursos como mercado azul, plano de negócios, radar, sebratec e a Desenbahia orientará como ter acesso ao microcrédito.
A Junta Comercial da Bahia oferecerá abertura, alteração e extinção de empresas e o Ibametro o selo inmetro, certificação, calibração e medição.