Com o avanço da vacinação e o cumprimento dos protocolos de distanciamento social recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no estado da Bahia, empresas do ramo de entretenimento e prefeituras da Bahia começaram a divulgar programações de festas de réveillon, já que as taxas de ocupação de hotéis chegaram a 36% na capital baiana.
O decreto vigente no estado ainda não autoriza festas e shows com mais de 300 pessoas, entretanto o documento tem até o dia 17 de agosto para ser avaliado e, após o período, o governo do estado possa flexibilizar.
"Ainda é muito difícil prever qual será o decreto vigente nesse futuro próximo. A gente ainda não tem nenhuma certeza da quantidade de público que será permitido pelos decretos e a estimativa de público é fundamental para o planejamento de um evento", disse o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade da Bahia (ABAPE), Moacyr Villas Boas.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH-BA), esse aumento é um recorde comparado ao mesmo período em 2020 onde o número caiu para 19,4% por causa da pandemia da Covid-19. A entidade garante que todas as regiões turísticas do estado já registraram aumento na taxa de ocupação dos estabelecimentos.
"Todas as regiões turísticas têm registrado um aumento na taxa de ocupação dos hotéis", disse Luciano Lopes, presidente da ABIH-BA.