Saúde

MS registra atraso nas entregas das vacinas Janssen em até 40 dias aos estados

O Ministério da Saúde realizou as entregas do imunizante apenas no início de agosto, antes disso a entrega foi feita no dia 3 de julho

Ricardo Wolffenbüttel/Governo do Estado de Santa Catarina
Ricardo Wolffenbüttel/Governo do Estado de Santa Catarina

Dados extraídos da plataforma LocalizaSUS revela que a demora do Ministério da Saúde para entregar imunizantes da Janssen nos estados bateu um novo recorde, segundo registros públicos do governo federal às secretarias estaduais de Saúde mostram que pelo menos 84 mil doses da vacina chegam a ficar em estoque por cerca de 40 dias.

O Ministério da Saúde recebeu um lote com 4.792.000 de doses da vacina da farmacêutica americana, entre 22 e 26 de junho, sendo aproximadamente 3 milhões delas doadas pelo governo dos Estados Unidos, e o restante resultado do convênio Covax Facility. O Ministério da Saúde realizou as entregas do imunizante apenas no início de agosto, antes disso a entrega foi feita no dia 3 de julho, mais de uma mês da retenção das vacinas nas Secretaria Federal. Ao todo 4.701.550 doses da vacina da Janssen foram entregues no país.

Com informações do O Globo, as 84 mil doses restantes só começaram a ser distribuídas na última quinta-feira, dia 5 de agosto. Uma demora de pelo menos 40 dias. As entregas foram concluídas neste domingo, e o Rio de Janeiro recebeu um volume de 7.700 doses do imunizante.