O Ministério da Saúde junto a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Prefeitura Municipal de Salvador informou que pessoas que tiveram efeitos adversos graves, gestantes, com até 45 dias depois do parto e após a 1ª dose da vacina de Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 poderão completar o esquema vacinal com outro imunizante.
Para ter acesso à intercambialidade a prefeitura orienta que as pessoas que tiveram efeitos colaterais procure um médico do serviço de saúde público ou privado para atestar as causas e possa realizar o cadastro. O profissional vai realizar a avaliação clínica e indicar vacinação via intercambialidade através do site do serviço.
Não será aceito todo tipo de reações adversas apenas graves, moderadas e leves (comuns) o serão avaliados por uma Câmara Técnica Estadual após o cadastro feito pelo médico no mesmo sistema de intercambialidade. A pessoa deverá aguardar o contato da equipe técnica de vigilância.
Para os aprovados na troca, será gerado um QR Code com orientações sobre locais para vacinação, em conjunto com o relatório médico que deverá ser impresso, assinado pelo médico e pela gestante ou puérpera para habilitação da vacinação.