Os jogos de Tóquio fizeram sucesso no mundo este ano, principalmente por ter sido em meio a pandemia de Covid-19. A próxima edição será em 2024, em Paris e contará com novas modalidades.
A inclusão do break dance nas olímpiadas é a novidade do momento. Porém, em 2018, a modalidade já foi colocada nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires. A competição terá duas modalidades, um masculino e um feminino, lutando sozinhos nas batalhas. A disputa de surfe vai ocorrer no Taiti, porque em Paris não tem praias. Apesar do cenário bonito, o local tem as ondas mais perigosas do mundo.
Assim como em Tóquio, o skate e escalada serão mantidos nos jogos para chamar a atenção dos mais jovens para as modalidades.
O vôlei de praia deve ser disputado em frente a Torre Eiffel, assim como outras modalidades que poderão ocorrer em cartões-postais de Paris. Competições de lutas serão na Champ de Mars. Skate, na praça da Concórdia, coração da França. Já na Pont d’Iéna, no Rio Sena, será palco para prova de triatlo e ciclismo. O futebol será no Parc des Princes, casa do clube PSG e o tênis nas quadras de Roland-Garros.
“Os quatro esportes propostos por Paris estão totalmente em linha com a Agenda Olímpica 2020 porque eles contribuem em deixar o programa com um melhor equilíbrio de gênero e mais urbano, oferecendo uma oportunidade de se conectar com a geração mais jovem”, informou Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), em entrevista ao site O Globo.