Salvador ultrapassou a marca de 1,5 milhão de pessoas vacinadas com a primeira dose ou dose única contra a Covid-19, o que representa cerca de 75% da população da cidade elegível para a estratégia, na manhã deste sábado (7). Segundo o Vacinômetro, portal criado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 2,1 milhões de doses já foram aplicadas, tendo 680 mil cidadãos já imunizados, ou seja, 33% da população da capital baiana já completou o ciclo vacinal.
Nas redes sociais, o prefeito Bruno Reis destacou a marca alcançada pela capital. “Vamos continuar trabalhando dia e noite até que todo o público-alvo esteja imunizado”, afirmou.
O titular da SMS, Léo Prates, salientou a continuação do trabalho para vacinar toda população da capital baiana. “Esse é um número expressivo para nossa cidade, mostra a eficiência que ganhou Salvador, na atual gestão, na vacinação contra a Covid. Mas, ainda não acabou. Continuaremos trabalhando até que o último soteropolitano, elegível para a estratégia, esteja vacinado. Então, o trabalho prossegue intensamente para que esse número cresça mais e mais, porque quanto mais vacinados, mais segurança para nossa cidade”, disse.
O avanço da vacinação tem dado claros sinais de melhora nos índices da doença em Salvador. Hoje, a cidade apresenta 43% de ocupação dos leitos de UTI. Para chegar nesses números, a Prefeitura utilizou uma estratégia de vacinação que contemplou os públicos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO). Para garantir cobertura vacinal, atuam cerca de 2 mil profissionais no município.