Para os motoristas que têm Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E vencidas, começou neste domingo (1), uma nova etapa da fiscalização do exame toxicológico periódico de motoristas. A fiscalização vai checar os condutores com habilitação vencida entre julho e dezembro de 2021. A multa para quem não estiver com o exame em dia é de R$ 1.467,35.
Além da multa, os motoristas também serão atuados com punição de 7 pontos na carteira (infração gravíssima) e suspensão do direito de dirigir por três meses. A fiscalização da etapa anterior também continua para os motoristas com habilitação vencida entre março e junho deste ano.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) afirmou que a verificação é feita pelos órgãos autuadores de cada região. Já nas rodovias federais, será feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ainda segundo informações do órgão, o retorno do direito de dirigir para os que tiveram CNH apreendida, só retornaram ao volante com à realização de um novo exame, com resultado negativo.