Bahia

Bruno Reis prevê reconstrução do Monumento à Cidade de Salvador até final do ano

Fábio Mota, está a encargo do projeto e prevê a reconstrução e conclusão da obra incendiada até o final do ano

SONY DSC
SONY DSC

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou nesta terça-feira (27) a reconstrução do “Monumento à Cidade de Salvador”, de autoria do artista plástico baiano Mário Cravo Júnior, e prevê obras até o final de 2021. A  licitação está em processo, à cargo da Superintendência de Obras Públicas do Salvador (Sucop). 

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Fábio Mota, está a encargo do projeto e prevê a reconstrução e conclusão da obra incendiada até o final do ano. “Nesse momento a Sucop deve estar licitando. Acho que ainda nesse segundo semestre se concluirá a licitação da empresa que vai fazer a estrutura. Aí, construída a estrutura, a Desal [Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador], empresa pública do Município, entra e faz o monumento até o final do ano”, prevê o gestor.

O monumento localizado no bairro do Comércio, próximo ao Elevador Lacerda, a obra “Monumento à Cidade de Salvador”, também conhecida como “Monumento Fonte da Rampa do Mercado”, foi destruída por um incêndio em dezembro de 2019. E em 2020 quando pensada em ser reconstruída  a obra foi pivô de um imbróglio que envolve a prefeitura municipal e a família do artista, por conta de direitos autorais. 

O impasse se deu por causa de divergências de um dos herdeiros do artista plástico baiano, que pede o pagamento de direitos autorais para a liberação da obra, enquanto os demais familiares abriram mão do pagamento.