A primeira medalha de ouro das Olimpíadas 2020 do Brasil veio do potiguar Ítalo Ferreira, na modalidade surfe. O jovem derrotou o japonês Kanoa Igarashi na final do surfe masculino e chegou ao ápice do sonho dourado na madrugada desta terça-feira (27).
Não é primeira vez de Ítalo largando na frente em uma grande competição de surfe, em 2019 ele foi campeão mundial da WSL (World Surf League). O medalista, também já havia eliminado o brasileiro Gabriel Medina nas semifinais. Apesar de quebrar a prancha no início da disputa, o atleta se manteve no topo a todo tempo no somatório das notas e ficou com 15,14, enquanto Igarashi ficou com 6,60.
Confiante desde o primeiro o momento e com uma participação impecável nas Olimpíadas de Tóquio vencendo todas a baterias que disputou, Italo não esconde de ninguém seu objetivo e reafirmava em várias entrevista: "Eu vim pra vencer". E venceu.
Essa é a quinta medalha do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio. Além do ouro conquistado por Ítalo, duas pratas e dois bronzes.