Política

Mãe de Ciro Nogueira assume vaga do filho no Senado

Eliane Nogueira é a primeira suplente do senador

Jefferson Rudy/Agência Senado
Jefferson Rudy/Agência Senado

Caso seja confirmada a indicação do senador do Piauí, Ciro Nogueira (PP) para assumir o cargo de Ministro Chefe da Casa Civil, sua vaga no Senado ainda vai permanecer na família. Isso porque a primeira suplente do senador é a sua mãe, Eliane e Silva Nogueira Lima. Chamada politicamente de Eliane Nogueira, também filiada ao Progressistas.

O segundo suplente do senador é Gil Marques de Medeiros, conhecido como Gil Paraibano, mas o político foi eleito nas últimas eleições e assumiu como prefeito de Picos, no Piauí.

Ciro Nogueira, atual presidente nacional do Progressistas e um dos principais líderes do centrão. O político foi reeleito para o Senado em 2018, portanto tem mandato até o início de 2027. Quando decidiu indicar sua mãe como primeira suplente, nas eleições de 2018, a movimentação foi vista por adversários políticos locais como um indicativo de que se preparava para disputar o governo do estado do Piauí em 2022, mantendo o controle sobre sua vaga no Senado.

O Jornal Folha de São Paulo questionou o senador piauiense e seu gabinete sobre os motivos que o levaram a indicar sua mãe como sua primeira suplente em sua chapa, mas ainda não obteve retorno.