O vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, participou de uma visita realizada por representantes dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e de Desenvolvimento Regional (MDR) às instalações do Senai CIMATEC em Salvador. No último sábado (17), os gestores conheceram, além da estrutura física da instituição com diversos laboratórios, a iniciativa do CIMATEC Sertão, projeto que visa o desenvolvimento de tecnologias de produção para a região.
A desigualdade na produção de riquezas entre as diversas regiões da Bahia foi mais uma vez destacada pelo vice-governador enquanto desafio a ser superado pelo poder público. João Leão falou ainda sobre os esforços do Governo do Estado para criar novos polos de desenvolvimento. “Na Bahia ainda temos hoje mais de 70% da arrecadação de ICMS concentrada na Região Metropolitana de Salvador e para mudar essa realidade o governo tem feito um grande esforço no sentido de implantar importantes projetos de desenvolvimento regional, a exemplo do Polo Agroindustrial do Médio São Franciso e da Fazenda Escola Modelo, nas instalações do Centro Estadual de Educação Profissional Águas (CEEP Águas) do município de Barra, dentre outros”, explicou.
Na oportunidade, foi apresentado o projeto da Plataforma Tecnológica Rota do Sisal que irá atuar no âmbito do Cimatec Sertão e que visa o desenvolvimento da cadeia produtiva do sisal. De acordo com a instituição, o projeto tem como objetivo a reestruturação da cadeia produtiva da cultura do sisal, a fim de criar condições sociais, técnicas, econômicas e ambientais para fortalecimento aos setores industriais, assim como, o desenvolvimento social focado na geração de emprego e renda dos agricultores, amparados na sustentabilidade sistêmica regional.