O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia e administrado pela Rede Ebserh (Hupes-UFBA/Ebserh) vai conduzir um estudo para testar a eficácia de uma terceira dose da vacina da Astrazeneca. A Bahia vai contar com 100 voluntários.
A unidade ainda vai testar uma versão modificada da vacina que foi desenvolvida para também fornecer imunidade contra a variante Beta (B.1.351), identificada primeiro na África do Sul. O estudo foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e contará com 800 participantes em diversos centros do Brasil. O Hupes-UFBA/Ebserh é único centro do estado a participar do estudo.
Além das pessoas que tomaram as duas doses da AstraZeneca, também podem participar voluntários que tenham completado o ciclo vacinal com imunizantes que utilizem a tecnologia RNA mensageiro a exemplo da Pfizer e Moderna, esta última ainda sem uso no Brasil. Em ambos os casos a exigência do estudo é de que o candidato tenha se vacinado há pelo menos três meses.
Já para voluntários que não tenham tomado doses de qualquer imunizante, o estudo testará também um esquema misto de duas doses ou seja, a primeira dose será da vacina já em uso e uma segunda dose da versão modificada.
SAIBA COMO PARTICIPAR
O estudo será aplicado em adultos de 18 anos de idade ou mais, previamente vacinados e não vacinados para determinar a segurança e a imunogenicidade da vacina candidata. Os interessados podem entrar em contato através do e-mail [email protected].
O novo ensaio clínico será desenvolvido em sete centros de pesquisa na Bahia, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.