Um novo foco de incêndio foi identificado nesta terça-feira (24) na Chapada Diamantina, na localidade da Serra do Boqueirão, conhecida também como Sobradinho. Isso se deu logo após a ocorrência de raios na região.
De acordo com a publicação do G1/Bahia, o coordenador do Parque Nacional da Chapada, César Gonçalves, afirmou que desta vez o fogo foi provocado por causas naturais e não pelo homem: “Houve raios à noite. É o primeiro fogo natural na região. Os outros foram causados pelo homem. O fogo foi controlado na serra e agora estamos fazendo monitoramento para evitar que avance”.
Além desta nova localidade, continuam os focos de incêndio em Morro Branco e Barro Branco, estes com indícios de terem sido provocados de forma criminosa: “A gente está controlando para que não passe do vale. No Barro Branco, o trabalho é bem parecido, de controlar o fogo em solo de matéria orgânica para que não avance”, informou o chefe do parque.
As equipes do Corpo de Bombeiros, os sete aviões e quatro helicópteros que prestam apoio na operação de combate ao fogo na Chapada Diamantina vão permanecer na região até que os focos sejam totalmente controlados.
(Foto: Reprodução)