Bahia

Campanha realiza entrega de kits de higiene a pessoas em pobreza menstrual

A ação coletou cerca de 4 mil itens, que foram doados ao Lar Pérolas de Cristo, Movimento População de Rua, Instituto Renascer Mulher e ao Gapa

Divulgação
Divulgação

A entrega de kits de higiene íntima foi iniciada nesta sexta-feira (9), com a entrega de kits arrecadados na campanha realizada por alunos da Universidade Salvador (Unifacs) com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e Empresa Salvador Turismo (Saltur).

A ação coletou cerca de 4 mil itens, que foram doados ao Lar Pérolas de Cristo, Movimento População de Rua, Instituto Renascer Mulher e Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia (Gapa). “Escolhemos instituições que tinham público de meninas, mulheres e meninos trans, e hoje iniciamos o processo de entrega. A campanha ganhou uma proporção significativa e eu considero que esse seja um marco para a tratativa do assunto dentro do município. A partir daí, a pauta tem sido debatida e é importante tratar o tema de uma forma educacional, em escolas, em rodas de conversa”, contou a professora de extensão comunitária da Unifacs, Dinsjani Pereira.

Políticas públicas

A secretária da SPMJ, Fernanda Lordelo, acompanhou a entrega dos kits, compostos por absorventes, creme dental, shampoo, papel higiênico e sabonete. Ela falou sobre os projetos da pasta voltados à dignidade menstrual para pessoas que menstruam. “Estamos construindo projetos com profissionais qualificados, como assistentes sociais, advogados, pessoas que estão muito voltadas para essa temática. Então, a secretaria tem dialogado sobre o assunto com universidades, pesquisadores, para que a gente crie um ambiente de educação e, a partir daí, a gente possa promover efetivamente algo positivo para essas pessoas”, disse.