O governador Rui Costa preferiu não comentar sobre a compra da vacina Sputink V pelo governo federal com preço superior ao adquirido pelos estados. Segundo ele, a CPI da Covid vai investigar a compra.
“Eu prefiro não comentar. A CPI está apurando. O consórcio [Nordeste], os estados compraram por menos de 10 dólares por dose, que é o mesmo [valor] da Coronavac, da Pfizer e Astrazeneca. E não sei porque foi pago a mais do que o valor que os estados compraram”, disse o governador durante inauguração da Policlínica de Ribeira do Pombal, nesta sexta-feira (9).
De acordo com o Intercept Brasil, o governo vai pagar dois dólares mais caros – que governos estaduais pela vacina Sputnik V. Isso porque o governo Bolsonaro escolheu a farmacêutica União Química como intermediária. Ainda segundo o site, a empresa conta com o lobby do líder de Bolsonaro na Câmara e ex-ministro da saúde, o deputado federal Ricardo Barros (PP-PR).
Ainda segundo o site, as doses compradas terão valor equivalente a 11,95 dólares, enquanto os governos estaduais irão pagar 9,95 dólares a dose.