O Partido Novo decidiu apoiar formalmente o impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), por conta de sua gestão no combate à pandemia da Covid-19.
De acordo com nota divulgada pelo partido, “após detalhada análise técnica, consultas a juristas, discussões, e ampla reflexão sobre os fatos apresentados e consolidados pela CPI da Pandemia, o Novo conclui de forma inequívoca que o presidente Jair Bolsonaro cometeu diversos crimes de responsabilidade previstos na Lei Federal nº 1.079/50”.
Entre os pontos elencados pela sigla para acatar a decisão favorável ao impeachment, estão, omissões e ações na gestão da pandemia, sobretudo no descaso com a aquisição das vacinas, fortes indícios de prevaricação em denúncia de esquema de corrupção na compra do imunizante Covaxin e interferências na Polícia Federal, ministério da Justiça e na ABIN (Agência Brasileira de Inteligência).
Fundador do partido e ex-candidato à presidência, João Amoêdo, elogiou a decisão do partido em uma rede social.
"Importante decisão do Novo. É fundamental que todos os partidos que desejam construir uma terceira via apoiem o processo de impeachment de Bolsonaro", publicou.
Vale ressaltar que Amoêdo apoiou Bolsonaro no segundo turno da eleição de 2018.