A base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizada na Orla da Pituba, no antigo clube Português, mantém ambulâncias estacionadas próximas a um parque infantil e ciclovias.
Muitas pessoas que frequentam o parque reclamam do conflito no espaço. Denunciantes alegam que as ambulâncias saem com rapidez e podem atingir alguma criança e, até mesmo ciclistas.
Estacionamento de ambulâncias do Samu causa conflito de espaço com parque infantil na Pituba pic.twitter.com/8BiFwpxkHq
— LD Notícias (@seuldnoticias) July 5, 2021
Questionado sobre a situação, o secretário municipal de Saúde de Salvador, Leo Prates, disse que não identificou um problema, já que o espaço é “veícular”. Leo foi o entrevistado do Ligação Direta, na Rádio Salvador FM, na última quinta-feira (1º).
“Não identifiquei essa possível problemática, porém o local é adequado, a vida das pessoas está acima de qualquer coisa e a gente precisa distribuir as bases do samu espacialmente. Nós temos 17 bases espalhadas pela cidade”.
Já no programa desta segunda-feira (5), o superintendente da Transalvador, Marcus Passos, informou que foi até o local pessoalmente para averiguar a situação. Segundo ele, "não está harmonioso”.
“A gente precisa sim, passar por alguns ajustes. Ali é um local que tem um parque ao lado, mas não atrapalharia muito porque o cidadão teria que percorrer por trás das ambulâncias, não necessariamente ficar na frente. Falta a gente melhorar a sinalização, mas também passar por alguns ajustes”.
Segundo Passos, ajustes serão realizados juntamente ao secretário de saúde, Léo Prates.