Bahia

Cachoeira é a capital da Bahia hoje (25)

O ato é uma forma de demonstrar a importância do município na conquista da independência do Brasil

Divulgação
Divulgação

A cidade de Cachoeira é a capital do estado da Bahia, nesta sexta-feira (25). A transferência de Salvador para Cachoeira acontece desde 2007, sob a lei 10.695/07. O ato é uma forma de demonstrar a importância do município na conquista da independência do Brasil, que teve início no dia 25 de junho de 1822. 

Foi em Cachoeira que se iniciou o movimento que culminou na proclamação da independência do Brasil. “Hoje é um dia histórico para os cachoeiranos. Nossa cidade teve um papel fundamental na independência da Bahia e do Brasil. E após quase dois séculos, travamos outra batalha. Hoje a luta é pela reconstrução da nossa cidade”, comentou a prefeita Eliana Gonzaga (Republicanos).

Como forma de comemorar a data, ela assinou convênios entre a Prefeitura e instituições de ensino, anunciou obras e ações para os próximos meses e inaugura na próxima semana duas unidades para o atendimento à Covid-19. Ainda na próxima semana, será aberto um Centro de Atendimento para a Covid-19 no bairro do Caquende e uma Unidade de Atendimento Covid-19 na comunidade de Capoeiruçu. 

Dia 25 de junho

Em Cachoeira, em 1822, ocorriam reuniões entre senhores de engenho, membros de irmandades e congregações para planejar a libertação. Muitos deles tinham deixado Salvador, dominada pelos portugueses, para se estabelecer no Recôncavo Baiano. No dia 25 de junho de 1822, após uma das reuniões, eles saíram em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, onde já eram aguardados por uma multidão que apoiava a luta.